terça-feira, 22 de junho de 2010

Como tratar cabelos crespos???

 
Ei meninas, tudo bem?  Hoje a pedidos de algumas leitoras irei postar um tutorial sobre cabelos crespos, explicando a melhor forma de trata-los e indicando produtos, vale a pena conferir. Espero que gostem e não deixem de comentar...bjusss!!!

100% HIDRATAÇÃO
Único tratamento capaz de recuperar a saúde e a beleza dos cabelos, ela pode ser feita em casa com máscaras de aplicação semanal ou produtos de uso diário.
Não adianta reclamar. Ficar bonita dá trabalho e ter cabelos macios e saudáveis, também. E o segredo de fios bem nutridos, jeitosos e fáceis de pentear é a hidratação. Fundamental para embelezar todo tipo de madeixas, é indispensável para a cabeleira afro, que costuma ser mais espessa e ondulada e, conseqüentemente, mais ressecada ainda. O motivo é simples: a ondulação das mechas dificulta a chegada até a extremidade do fio da oleosidade natural produzida pela glândula sebácea existente na base de cada haste. Essa condição pode piorar a ponto de provocar a quebra da fibra capilar, se perder parte dos 40% de água presentes na sua composição. Isso pode acontecer caso alguma agressão (uso de xampu inadequado ou procedimento químico mal feito, como tintura ou alisamento) abrir as cutículas (espécie de escamas que revestem o cabelo), cuja função é segurar a água dentro do fio. “Só a hidratação é capaz de reverter essa situação, pois proporciona o fechamento das cutículas”, explica o dermatologista José Carlos Greco (SP), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CREMES E MUITA ÁGUA
“Beber no mínimo dois litros de água por dia ajuda a reverter e evitar a desidratação dos cachos”, recomenda o tricologista e presidente da Sociedade Paulista para Estudos do Cabelo, Valcinir Bedin. Além disso, os cabeleireiros Wilson Eliodório, do salão paulistano We Angel (SP), e Fernando Fernandes (SP) afirmam que se deve fazer uma hidratação profunda no salão pelo menos uma vez por mês e manter os efeitos que ela proporciona hidratando em casa com cremes e máscaras. Mas dependendo do estado do cabelo é preciso intensificar o tratamento. “Fios muito danificados por processos químicos (problema enfrentado por 95% das mulheres negras) pedem cuidado profissional por, no mínimo, quatro semanas. Só depois poderão se beneficiar da aplicação caseira de cosméticos indicados para cada tipo de cabelo”, diz Fernandes. Eliodório listou quatro texturas de cabelos virgens e três tipos tratados quimicamente. Todos precisam de cuidados específicos.

Veja qual é o seu caso e siga à risca o tratamento:

CARAPINHA E ZIGUEZAGUE:
Apesar da textura pouco sedosa, o carapinha (black power) é o mais delicado, porque tem os fios muito finos. Por isso não suporta escova e costuma quebrar com facilidade quando exposto à química. O ideal é tratá-lo com hidratação mensal no salão.

O QUE USAR:
Produtos finalizadores à base de óleos minerais, como cápsulas doadoras de brilho, gotas de silicone e pomadas. Igualmente frágeis, os do tipo zigue zague se dão bem com os mesmos cosméticos indicados para o cabelo carapinha.

COMO APLICAR:
Espalhe no cabelo úmido.
1. Modelador de Cachos, Di Larouffe, 2. Creme para Pentear, Vita Derm, 3. Frizz Hair Kert, Phytogen, 4. Liquid Shine, Spray para Brilho, Yuan, by Deborah Secco 5. Desembaraçante Herbal Force, Tânagra, 6. Creme Umidificador, Keragen, 7. Leave-In Protector, Natural Defense, Viscaya, 8. Óleo Mineral Capilar, Gold Black.

MOLINHAS

Esse é o clássico cacheado, que costuma ser mais ressecado porque os fios são mais grossos, o que aumenta a área de exposição e permite que o córtex (parte interna) do cabelo fique exposto.

O QUE USAR
Além da hidratação semanal caseira feita com máscaras à base de manteiga de karitê, abacate, silicone, pode-se usar cremes para pentear que reduzem o volume, como os leave-in (sem enxágüe) em spray.

COMO APLICAR
Espalhe a máscara em todo o cabelo e deixe agir por dez minutos. Depois de enxagüar bem e secar com uma toalha, borrife o leave-in.
1. Condicionador Sem Enxágüe, Linha Ethnia Racco, 2. Kerasoft Relaxer, Recondicionador Leave-in, Donna Studio, 3. Creme Capilar Termoativado, Valmari, 4. Moisturizing Mayonnaise, Ponto 9, 5. Hidratante Capilar, Phytogen, Kert, 6. Defrizzante Modelador, Razza, 7. Creme de Tratamento Seda Ceramidas, 8. Máscara de Recuperação, Dove.

WAVE
Parece o ondulado de um tobogã. Esse tipo aceita escova, porém, apesar de parecer mais fácil de tratar, merece especial atenção porque seu fio é fino.

O QUE USAR
O ideal é hidratar toda semana com máscaras que agem em três minutos. Como são finos, a única maneira de mantê-los domados é usar leave-in em boa quantidade.

COMO APLICAR
Distribua a máscara em todo o cabelo e deixe agir por três minutos. Depois de enxagüar bem e secar com uma toalha, espalhe o leave-in nos fios ainda úmidos sem economizar o produto, dê 15 borrifadas por aplicação.
1. Máscara Restauradora, Advance Techniques, Avon, 2. Delicate Leave in, Ponto 9, 3. Máscara de Tratamento Intensivo, Natura, 4. Condicionador Intensivo Flex Fabulous, Revlon, 5. Máscara Restauradora Capilar, AyurVida, 6. Máscara Reestruturante , Dove, 7. Máscara de Tratamento Intensivo, Bio Iluminacor, Johnson’s, 8. Máscara para Restauração dos Cabelos, Valmari.

QUIMICAMENTE TRATADO
São os alisados, relaxados ou tintos. Merecem mais atenção porque sofrem maior agressão.

O QUE USAR
A manutenção pode ser feita em casa com máscaras específicas para cabelos com química.

COMO APLICAR
Lave com xampu anti-resíduos. Depois, aplique o creme mecha por mecha e espalhe com um pente. Se quiser, use touca de alumínio para otimizar o efeito.

DICA
Respeite o tempo indicado no rótulo e nunca aplique no couro cabeludo: pode causar seborréia e queda.
1. Tratamento Restaurador Intensivo, Gold Black, 2. Creme para Hidratação Razza, 3. Creme de Hidratação Intensa Trivitt, Itallian Hairtech, 4. Creme de Tratamento Seda Keraforce, 5. Mask Aminoacids High Nutrition, Ponto 9, 6. Shampoo Limpeza Profunda de Resíduos e Cloro, Ponto 9, 7. Elixir Vitalidade Fios e Pontas, Aroma do Campo, 8. Máscara Reconstrutora Keragen, Kert.

10 comentários:

  1. oi meu nome é Jady ,tenho 16 anos e sou alergica tenho dermatite topca e não posso mais alisar o meu cabelo por isso vou ter que deixa-lo natural mas esse processo para mim parece um pouco desconfortavel porque agora virei escrava da chapinha pois estou a 6 meses sem alisar e a minha rais esta enorme eu tento só passar a chapinha uma vez por semana, depois de ter feito idratação, mas a minha franja inssiste em voltar ao natural e tenho que passar outras vez nela.

    ResponderExcluir
  2. Olhá só, existem produtos para relaxar a raiz que são bem leves, vc deve ter alergia a um tipo, ou vários tipos de componentes químicos, mas vc pode encontrar algum que seu organismo seja mais tolerante, sempre tem algum que dá certo, precisa fazer os testes antes de usar e encontrar um que sirva pra vc.

    ResponderExcluir
  3. meus cabelos sao crespos e com muito volume.estao resecadosw porque vis luzes.qual o creme ideal.bjs obrigado

    ResponderExcluir
  4. Na verdade vc precisar testar pra ver qual vai dar certo no seu cabelo...eu posso indicar um que talvez não funcione em vc, isso vai de cabelo...é um pouquinho caro mas vale a pena o creme de hidratação Moroccanoil...e pra deixar to gostando muito do leave-in da Alta Moda, aquela linha baratinha da Alfaparf. Minha dica é essa, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi!Meu nome é Lory,meus cabelos são crespos e parei de usar química a três anos.Mas uso muita chapinha.Meu cabelo cresce um pouquinho mas depois ele quebra todo.O que eu não entendo é que antes de fazer chapinha eu hidrato ele.Mas não adianta.Gostaria de saber por que isso acontece.Beijos a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se eu começar a usar chapinha direto meu cabelo fica completamente quebrado, mesmo com toda proteção possível, não adianta, quebra demaaaisss. Procure maiores informações com seu cabeleireiro, mas por experiência própria, chapinha, em mim, é uma vez na vida outra na morte rsrsr, detona meu cabelo. Bjão!

      Excluir
  6. Adorei!! Ótimas Dicas!! (:

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails